sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Referência Bibliográfica: SEVERIANO, Antônio Joaquim. O método como caminho do conhecimento científico In METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. 23ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007

FICHAMENTO

 Idéia Principal: O método científico é o caminho para validar o conhecimento. É feito por etapas, sendo elas a observação, formação de uma hipótese, se está for confirmada torna-se lei, o conjunto dessas leis forma uma Teoria

 Palavras-Chave: Ciência; Método, Técnica

·                     “Quando observamos a prática científica concreta, o que nos parece de forma mais evidente é a aplicação de caráter operacional  técnico.” (p. 100)
·                    “Mas todo esse sofisticado arsenal de técnicas não é usado aleatoriamente. Ao contrário, ele segue um cuidadoso plano de utilização, ou seja, ele cumpre um roteiro preciso, ele se dá em função de um método.” (p. 100)
·                    “ A ciência utiliza-se de um método que lhe é próprio, o método científico.”    (p. 102)
·                    Trata-se de um conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem o acesso as relações causais constantes sobre o fenômeno.”        (p. 102)
·                    “(... a primeira atividade do cientista é a observação dos fatos.” (p. 102)
·                    “O problema se formula então com a questão pela causa dos fenômenos observados, qual a relação causal entre eles. Ai entra em ação novamente o poder lógico da razão: a razão, com sua criatividade, formula a hipótese, ou seja, propõe uma determinada explicação causal como explicação.” (p. 103)
·                    “Formulada a hipótese o cientista volta ao campo experimental para verificá-la.É o momento da verificação experimental, do teste da hipótese. Isolam-se, em condições laboratóriais, as variáveis que se supõem em relação e observa-se o seu comportamento. Se confirmada a hipótese tem-se então a lei.” (p. 103)
·                    “(...Pode ocorrer que várias leis referentes a vários setores de fenômenos têm a possibilidade, de por sua vez, ser unificadas numa lei mais abrangente, que é a teoria.” (p. 103)
·                    “Com esse método, a ciência teve pleno êxito na era moderna. Esse sucesso explicativo foi reforçado pelo seu poder em manipular o mundo mediante a técnica, por cuja formação e desenvolvimento ela é responsável direta. A ciência se legitimou assim por essa sua eficácia operatória, com a qual forneceu aos homens recursos mais elaborados para a sustentação de sua existencia material.” (p. 105)
  
Comentários Finais: O método científico é um conjunto de regras que devem ser seguidas para validar uma relação causal para determinado fenômeno.        
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário